(11) 3080-5381 / (11) 9 7496-2902 / 9 3496-6860 / (11) 94720-5601

Cuidados com cargas perigosas

Publicado em: 21/06/2019 14:47:30
0

Quando falamos no transporte de cargas precisamos levar vários fatores em consideração, e um deles, é o cuidado que devemos ter com cada tipo de carga transportada. Com as cargas perigosas, este fator se faz ainda mais importante. Por isso, nesse artigo apresentaremos os principais cuidados que devem ser tomados com cargas perigosas. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais!

 

O que é uma carga perigosa?

É chamado de carga perigosa toda mercadoria que pode vir a causar algum dano ao veículo que está transportando a mesma, ou então que pode causar danos à saúde dos indivíduos e/ou meio ambiente. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), há mais de 3 mil mercadorias que podem ser classificadas como danosas. Essas cargas se dividem em subcategorias, que apresentaremos a seguir:

 

  • Explosivos: produtos que ao propagarem energia, calor ou ao serem expostos a algum choque, podem gerar uma explosão.
  • Gases: por serem de fácil dispersão, podem esvair-se e causar prejuízos como, por exemplo, contribuir para a poluição do ar.
  • Sólidos e líquidos inflamáveis: essas mercadorias podem gerar fogo devido ao recebimento de energia, seja por conta do atrito (no caso dos sólidos) ou devido à influência de altas temperaturas sobre as cargas.
  • Objetos radioativos: são de difícil detecção e por ser um material de extrema potência, deve-se utilizar os mais específicos contêineres.
  • Materiais corrosivos: caso não seja protegido e transportado de maneira adequada, pode causar danos tanto ao veículo quanto as pessoas que entrarem em contato.

Agora que você já sabe o que são as cargas perigosas, falaremos alguns dos cuidados que devem ser tomados para que este tipo de frete chegue ao seu destino final sem que seja comprometido e também sem que comprometa quem está a seu redor. 

 

1.Embalagem

É muito evidente a necessidade de embalar um produto que é considerado perigoso, uma vez que dessa maneira há proteção tanto do externo quanto da própria mercadoria. Além disso, juntamente com as embalagens, faz-se necessário o uso de sinalizações que indiquem o teor de risco da carga transportada.  
Entretanto, tudo isso deve ser feito de maneira cautelosa, isto é, de forma bem informada, já que um erro pode propagar um danos irreparáveis. 

 

2. EPIs obrigatórios

Os responsáveis pelo manuseio das cargas perigosas devem estar vestidos e protegidos da forma mais adequada diante da situação. Uma maneira de exercer isso é fazendo o uso de EPIs obrigatórios. Diante disso, não há preocupações em relação aos riscos individuais e financeiros (já que caso não esteja com o uniforme devido, pode haver multa – por não estar respeitando tanto a própria vida quanto a mercadoria). 

 

3.Trajetos

Quando um veículo realiza o transporte de cargas perigosas, por segurança existe e deve seguir uma limitação de trajetos que esse caminhão pode seguir. Assim, é possível exercer maior proteção a população e ao ambiente, visto que os órgãos fiscalizadores – quando informados das rotas que serão realizadas pela transportadora – possuem maior acompanhamento dessa mercadoria.

 

A Shira Transportadora cumpre com muita responsabilidade e profissionalismo todas as normas necessárias para realizar um excelente e sério serviço. 
Gostou do texto? Continue lendo mais informações relacionadas a transportes no nosso blog!

 

Conheça a Shira Transportadora

A Shira Transportes está no mercado de transporte de cargas e fretes há mais de duas décadas, e ao longo desta jornada, já conseguiu mudar para melhor a realidade de muitas empresas por meio da prestação de serviços de altíssima qualidade. Contando com uma frota de alto padrão, prezamos pela velocidade e qualidade das nossas entregas, e por isso, trabalhamos ao lado de profissionais eficientes, a fim de atender a necessidade de todos os nossos clientes. Conheça os serviços de rastreamento de carga da Shira Transportes!

 

 

0
Sobe Deixe seu depoimento
carregando informações Aguarde!
Seu nome:
Depoimento:
Artigos Recentes


(11) 94720-5601 
(11) 93496-6860 - ID 118*10811
(11) 97496-2902
(11) 3080-5381

contato@shiratransportes.com.br
 

Rua Águas Claras, 12
Vila Pereira Cerca - São Paulo/SP
CEP 02931-000 


 

 

Facebook YouTube Twitter