(11) 3080-5381 / (11) 9 7496-2902 / 9 3496-6860 / (11) 94720-5601

Tipos de veículos para transporte de carga

Publicado em: 11/11/2019 09:46:05
0

A cada vez mais o setor logístico tem se mostrado imprescindível para a movimentação da economia, e consequentemente, tem sido cada vez mais explorado. Prova disso é que hoje o transporte rodoviário domina os meios de transporte no país, com uma predominância de 60% do total. Mas é claro que há diversos tipos de cargas, e algumas demandam de um cuidado maior, sendo necessária a utilização de veículos específicos para transportá-las.

 

O planejamento logístico é indispensável para que a carga em questão chegue a seu destino final de forma completa e segura. Para isso, é preciso pensar desde a rota até adaptações do veículo e embalagem. Nesta publicação, mostraremos os principais tipos de veículos utilizados para transporte logístico, bem como as adaptações que podem ser feitas de acordo com a carga que será transportada.

 

Caminhão 3/4 ou VUC

Com capacidade de até três toneladas, o veículo conhecido como VUC, é caminhão de menor porte que você poderá encontrar. Este veículo é indicado para ser utilizado principalmente dentro de áreas urbanas, em pequenas cidades a fim de transportar cargas mais cotidianas. Pode ultrapassar 6,3 metros de largura e possui um limite de emissão de poluentes que ajudam o meio ambiente, sendo um veículo ecologicamente mais correto.

 

Caminhão Toco

O caminhão toco é um veículo considerado semipesado, possui capacidade máxima de seis toneladas e pode chegar a até 14 metros de comprimento. Este veículo de transporte possuí dois eixos na carroceria, sendo um frontal e outro traseiro. É indicado para a realização de pequenos fretes, como mudanças de casas, transporte de carga seca e entregas que não necessitam de adaptações, mas também pode ser adaptado para outras cargas.

           

Caminhão Truck

Muito parecido com o caminhão toco, o caminhão truck, também conhecido como caminhão 6x2, possui as mesmas dimensões que o toco, mas possui como principal diferença seu eixo característico. Isto porque o caminhão truck possui um eixo a mais. Além disso, este veículo tem maior capacidade de carga,  podendo transportar de 10 a 14 toneladas.

 

Cavalos mecânicos

Este tipo de veículo permite engate em diversos tipos de carretas e semirreboques, tendo assim uma capacidade de carga superior aos tipos de caminhões citados anteriormente. Temos dois principais tipos de cavalos mecânicos: o simples e o trucado.

cavalo mecânico simples possuí duas rodas de tração com um eixo simples. Dependendo o tipo de carreta que é engatada, passa de 40 toneladas de capacidade de carga.

cavalo mecânico trucado possuí um eixo a mais que o simples, fazendo com que tenha uma distribuição maior de peso entre as rodas e assim, gere menos pressão no asfalto. Dependendo da quantidade de eixos da carreta que é engatada, passa de 70 toneladas de capacidade.

 

Carretas

As carretas correspondem aos baús soltos as quais os cavalos mecânicos geralmente são engatados. São elas que permitem que as cargas mais pesadas sejam transportadas, uma vez que seus eixos permitem que este tipo de veículo suporte até 40 toneladas. Dentre as carretas,  podemos citar o bitrem, que é um conjunto de duas carretas de tamanho reduzido, que por serem separadas, proporcionam maior mobilidade em curvas. Suportam uma grande quantidade de carga e peso, podendo passar de 70 toneladas, ela é sustentada por 4 eixos fora o do cavalo mecânico.

 

 

Adaptações

São recomendadas algumas adaptações no veículo de transporte dependendo o tipo de frete que será realizado a fim de garantir que a carga chegue intacta ao seu destino final. Em casos de eletrônicos e outros tipos de cargas frágeis, é recomendado que o veículo possua suspensão de ar para diminuir o impacto que defeitos no asfalto e lombadas podem causar.

 

No transporte de bebidas é aconselhável que o veículo tenha acomodações e proteções para os paletes, e como o calor pode alterar as características do produto, também é recomendado que o veículo contemple proteções solares.  Algumas cargas podem ser facilmente afetadas pelo calor e por isso é preciso que sejam mantidas em baixa temperatura. Neste caso, o veículo deve ter instalado em seu baú um refrigerador para manter a integridade da carga durante o transporte. A higienização correta é um procedimento básico que deve ser realizada para qualquer tipo de carga. Por isso, é muito importante manter o baú do veículo de transporte totalmente limpo a cada entrega realizada.

 

Conheça a Shira Transportes

Shira Transportes está no mercado de transporte de cargas e fretes há mais de duas décadas, e ao longo desta jornada, já conseguiu mudar para melhor a realidade de muitas empresas por meio da prestação de serviços de altíssima qualidade. Contando com uma frota de alto padrão, prezamos pela velocidade e qualidade das nossas entregas, e por isso, trabalhamos ao lado de profissionais eficientes, a fim de atender a necessidade de todos os nossos clientes. Conheça os serviços de rastreamento de carga da Shira Transportes!

 

0
Sobe Deixe seu depoimento
carregando informações Aguarde!
Seu nome:
Depoimento:
Artigos Recentes


(11) 94720-5601 
(11) 93496-6860 - ID 118*10811
(11) 97496-2902
(11) 3080-5381

contato@shiratransportes.com.br
 

Rua Águas Claras, 12
Vila Pereira Cerca - São Paulo/SP
CEP 02931-000 


 

 

Facebook YouTube Twitter