(11) 3080-5381 / (11) 9 7496-2902 / 9 3496-6860 / (11) 94720-5601

Alto índice de morte de caminhoneiros preocupa

Publicado em: 10/04/2019 11:14:23
0

Ser caminhoneiro é viver constantemente em risco e à mercê das estradas. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, dentre os acidentes de trânsito ocorridos durante o trabalho, os caminhoneiros lideram a taxa de morte nas estradas, totalizando mais de 200 mortes entre 2007 e 2016.  Essa taxa além da falta de segurança, reflete também a falta de oferecimento de boas condições de trabalho para os caminhoneiros, e por isso, é um assunto que deve ser pautado para que assim, possa ser revertido. Continue lendo e entenda esta problemática.

 

Caminhoneiros morrem mais 

A segurança dos caminhoneiros pode ser comprometida por inúmeros aspectos que podem ser culturais, organizacionais ou mesmo estruturais. O aspecto cultural está intimamente relacionado à violência que é dada como característica  intrínseca do sexo masculino. Se observarmos o resultado de algumas pesquisas, o gênero masculino possui as maiores porcentagens relacionadas ao alcoolismo, suicídio e também em acidentes de trânsito. Tudo isso está relacionado ao emocional do homem que acaba sendo influenciado pela cultura. Frases como “homem não chora” relata a presença cultural de um impedimento da fala e compreensão sobre o emocional para o sexo masculino. Isso reflete inconsciente e constantemente na rotina e na visão de mundo do homem, o que por sua vez, agrava a violência, levando em conta que o sentimento reprimido se manifesta através do estresse e da agressividade. 

 

No aspecto estrutural e organizacional podemos citar as condições nas quais a estrada se encontra, como por exemplo com buracos, falta de asfaltamento, com irregularidades, dentre outros problemas. Esses são sinais de falta de manutenção que podem interferir na qualidade da viagem do caminhoneiro, propiciando à ocorrência de acidentes. Além do mais, isso tudo pode ser agravado pela condição física e mental na qual o caminhoneiro se encontra. Em muitos casos, o trabalhador está cansado em decorrência do longo trajeto percorrido, e sinais como sonolência, falta de atenção e fraqueza podem também culminar em acidentes na pista.  Por motivos como os citados, a Shira Transportadora preocupa-se com os seus colaboradores e não os sujeita a condições de trabalho que possam vir a extrapolar as leis, bem como a outros fatores que possam comprometer a sua qualidade de vida.

 

O que ameaça a segurança da mercadoria?

Inúmeros fatores podem ameaçar a segurança da mercadoria transportada, alguns deles previsíveis e outros não.  Muitas rodovias não apresentam fiscalização, o que acaba favorecendo para que roubos e furtos venham a acontecer. Há ainda os tombamentos que ameaçam a segurança na estrada, que são acidentes causados, em suma, pela instabilidade apresentada do veículo. 

 

Conheça a Shira Transportadora

A Shira Transportadora atua há mais de quatro décadas no ramo logístico e tornou-se referência entre seus concorrentes. Sediada na cidade de Pirituba, interior de São Paulo, atuamos em toda a região metropolitana, bem como na região de Sorocaba, além de atender também os arredores da cidade de Campinas. Precisa transportar cargas com segurança? Entre em contato com a Shira Transportadora e conheça todos os nossos serviços. Estamos prontos para lhe oferecer as melhores soluções logísticas.

 

 

0
Sobe Deixe seu depoimento
carregando informações Aguarde!
Seu nome:
Depoimento:
Artigos Recentes


(11) 94720-5601 
(11) 93496-6860 - ID 118*10811
(11) 97496-2902
(11) 3080-5381

contato@shiratransportes.com.br
 

Rua Águas Claras, 12
Vila Pereira Cerca - São Paulo/SP
CEP 02931-000 


 

 

Facebook YouTube Twitter