As operações do transporte de cargas é uma atividade que abrange diversas etapas, que vão desde o planejamento até a entrega no destino final do produto. Dado que, a principal finalidade dessa atividade é entregar mercadorias, de acordo com as normas de proteção, qualidade e dentro do prazo estipulado. Devido a isso, é necessário planejamento cuidadoso a fim de garantir que as tarefas sejam executadas corretamente e atentar-se às necessidades nos processos de distribuição e movimentação da origem ao destino final.
Dessa forma, para compreendermos melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são as etapas que envolvem o processo de transporte de cargas. Confira:
Planejamento
A primeira etapa do processo do transporte de cargas, é o planejamento. Isso porque, a empresa responsável pelo transporte de cargas verifica as necessidades do cliente e planeja a logística da operação. Com isso, define-se rotas mais eficientes, além de estabelecer o modal de transporte mais adequado às operações (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo ou dutoviário.), além de estabelecer o cronograma para entrega das mercadorias.
Coleta da Carga
O próximo passo é dar início às atividades do transporte de cargas por meio da coleta da mercadoria no local de origem, que pode ser uma fábrica, um armazém ou qualquer outro local de produção.
Consolidação
É importante ressaltar que há alguns casos, em que as cargas podem ser consolidadas em um centro de distribuição antes de seguir para o destino final. Em virtude disso, essa etapa ocorre principalmente quando há várias remessas pequenas que podem ser agrupadas em um único transporte no intuito de otimizar os custos e a eficiência.
Embalagem e Rotulagem
Geralmente as mercadorias são adequadamente embaladas para proteção durante o transporte e identificadas por meio de rótulos com informações pertinentes
As mercadorias são adequadamente embaladas e rotuladas para proteção durante o transporte e para a identificação correta da carga.
Documentação
Etapa referente à preparação de documentos de transporte, que incluem faturas, conhecimento de embarque , guias de remessa e outros documentos necessários para acompanhar a carga e cumprir as regulamentações.
Escolha do Modal de Transporte
Deve-se definir qual o modal de transporte de transporte é o mais adequado para a operação em questão. Sendo assim, pode incluir transporte rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo ou até mesmo uma combinação entre eles, dependendo da natureza da carga e da distância a ser percorrida.
Planejamento de Rota
Com o modal devidamente escolhido, determina-se a rota mais eficiente, levando em consideração fatores como a distância, condições da estrada ou da rota marítima, custos, tempo de trânsito e outros fatores.
Carregamento da Carga
As cargas são carregadas nos veículos de transporte, como caminhões, trens, navios ou aviões. De maneira geral, a forma de carregamento pode variar conforme o tipo de carga e o modal de transporte escolhido.
Rastreamento e Monitoramento
A carga é rastreada e monitorada durante o transporte e em tempo real, para assegurar que ela esteja seguindo o planejamento de rota e para identificar eventuais problemas em tempo real.
Descarregamento e Recebimento
No destino, a carga é descarregada e recebida, sendo verificada a sua integridade e a quantidade de mercadoria. Além disso, os documentos de entrega devem ser assinados, como forma de confirmação de recebimento da mercadoria.
Feedback e pós-venda
Após a entrega, as empresas têm o costume de solicitar o feedback do cliente para que possam avaliar o desempenho do transporte com questões como eficiência, custos e quanto a melhorias que possam otimizar o processo. Com isso, propicia ações de melhorias dos serviços prestados e na identificação de problemas
Vale salientar que essas são algumas das principais etapas do transporte de cargas e que podem variar um pouco dependendo das especificidades de cada operação de transporte e do tipo de carga envolvida.