Quando o assunto é logística integrada, esta é uma abordagem estratégica que tem como intuito a gestão eficiente e coordenada de todas as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos. Sendo assim, isso é uma organização que envolve desde o fornecedor inicial até o cliente final. Dessa forma, entende-se que seu principal objetivo é otimizar o fluxo de produtos, informações e recursos para garantir que os produtos cheguem aos consumidores de modo eficaz, ágil e econômico.
Neste contexto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é e como funciona a logística integrada. Confira:
O que é a logística integrada?
A logística integrada é um processo que envolve a coordenação de todas as atividades logísticas, como a aquisição de matérias-primas, produção, armazenamento, transporte, distribuição e gerenciamento de informações. Assim, todas essas atividades são interligadas e precisam ser gerenciadas de forma eficaz.
Além disso, muitas são as empresas atualmente que atuam em estreita relação com stakeholders, ou seja, fornecedores, transportadoras e distribuidores, a fim de melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos. De modo geral, isso compreende acordos de longo prazo, além de compartilhamento de informações e investimentos em infraestrutura compartilhada.
Em razão disso, a logística integrada visa minimizar os níveis de estoque, mantendo ao mesmo tempo um suprimento constante, especialmente para atender à demanda dos clientes. Vale frisar que isso pode ser alcançado por meio de previsões de demanda, sistemas de gestão de estoque avançados e práticas de reabastecimento just-in-time.
Afinal, como funciona a logística integrada?
A logística integrada tem como objetivo a otimização de toda cadeia de suprimentos, por isso, para que seja realizada eficientemente é necessário o envolvimento de todos.
Neste sentido, são observados todas as etapas do processo logístico. Na etapa do transporte, por exemplo, são definidas as modalidades de transporte de forma adequada às demandas, assim como as rotas são otimizadas, para que assim possam gerar redução de custos e ainda contribui para diminuição do impacto ambiental.
Além do mais, a tecnologia desempenha um papel fundamental na logística integrada. Isso porque, os sistemas de informações em tempo real permitem que as empresas rastreiem o percurso das mercadorias, estoques e demanda do mercado, o que certamente facilita o planejamento e a tomada de decisões mais assertivas.
A satisfação do cliente é outro ponto importante da logística integrada. Dado que, a partir disso, garante-se que os produtos sejam entregues no prazo, em perfeitas condições e de acordo com as expectativas dos clientes.
Ademais, na logística integrada é preciso efetuar a medição constante do desempenho em toda a cadeia de suprimentos. Geralmente, essa é uma maneira de identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas quando necessário.
Portanto, nota-se que a logística integrada é um processo que busca otimizar a cadeia de suprimentos, assegurando que todas as partes envolvidas trabalhem de forma coordenada para atender às demandas dos clientes de maneira eficiente, econômica e mantendo a qualidade. Logo, esse processo é de suma importância no que concerne a competitividade das empresas em um mercado globalizado.