A tecnologia na logística atualmente, já é considerada uma parte fundamental, pois, esta ferramenta visa redução de custos e aumento da produtividade e, por isso, tem sido cada vez mais útil nas atividades do setor.
Além disso, com a grande quantidade de informações que envolvem os processos logísticos, essas ferramentas tecnológicas ajudam a minimizar gargalos e falhas que impactam diretamente na efetividade dos serviços prestados.
A partir disso, a tecnologia torna-se indispensável, podendo ser uma solução eficiente para automatizar, aperfeiçoar os processos e bem como melhorar a gestão de toda a cadeia logística.
Neste sentido, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como a tecnologia aperfeiçoa os processos logísticos. Confira:
Por que investir em tecnologia nos processos logísticos?
Os processos manuais estão cada vez mais obsoletos, são mais lentos e, em geral, permitem mais erros e são pouco confiáveis. Dessa forma, as inovações tecnológicas são o diferencial de empresas que querem obter diferencial competitivo e bem como se preparar para o mercado dinâmico e volátil.
Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e querem entregas mais rápidas de suas encomendas. Por isso, com as tecnologias em logísticas atuais são benéficas, ainda mais que processam uma grande quantidade de dados quase que instantaneamente, gerando as melhores rotas, rastreamento dos produtos, além de aperfeiçoar o desempenho dos veículos, monitorar estoques, entre outros.
Em razão disso, são geradas informações confiáveis e integradas que visam diminuir custos, otimizar os processos operacionais e gerenciais.
Assim sendo, a tecnologia ajuda os processos logísticos nos seguintes aspectos:
Integração dos processos
Certamente, uma das grandes vantagens de implementar a tecnologia nos processos logísticos é a possibilidade de integrar e facilitar o monitoramento de todas as atividades do setor.
Sendo assim, os mais diversos sistemas existentes propiciam que todas as etapas da cadeia logística sejam agrupadas. A partir disso, a comunicação entre as etapas é realizada em tempo real, agilizando o desenvolvimento das atividades de maneira eficiente.
Isso significa dizer que ao integrar os diferentes tipos de processos, é possível centralizar todas as informações envolvidas de forma segura, ajudando a reduzir e evitar erros, agilizando as etapas e maximizando a produtividade.
Rastreamento de cargas
A aplicação da tecnologia na logística de rastreamento de cargas, é uma das mais conhecida pelos clientes, no entanto, essa é uma ferramenta bastante útil também dentro das empresas.
Dado que, possibilita que a empresa acompanhe todo o trajeto do transporte de mercadoria, desde o recebimento do pedido até a sua entrega do destino final. Ou seja, é possível acompanhar as especificações de todas as etapas. Isso viabiliza a identificação e tomada de decisões mais assertivas no caso de possíveis falhas, como avarias, por exemplo.
Assim também, é uma maneira de aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, visto que oportuniza o acompanhamento do pedido.
Controle de processos
Dependendo do tamanho da empresa, a quantidade de processos envolvidos ao longo de toda a cadeia logística pode ser grande. Isso porque, caso não haja o apoio da tecnologia, a quantidade de informações produzidas diariamente, praticamente inviabiliza a execução do controle de processos eficientemente.
Neste sentido, o papel dos sistemas tecnológicos é extremamente relevante, pois garantem a centralização das informações, as quais são facilmente acessadas pelos gestores. Com isso, a manipulação de dados é o que propicia maior visibilidade das operações, identificando pontos de atenção, falhas, baixa produtividade, entre outros fatores que precisam ser corrigidos a fim de manter a eficiência operacional da empresa.
Otimização de Rotas
De modo geral, com o algoritmos avançados de otimização de rotas contribui diretamente para redução dos custos de transporte, economia de tempo durante o trajeto de entrega e diminuição das emissões de carbono. Dessa forma, esse sistema considera variáveis como tráfego, condições meteorológicas e restrições específicas da rota.
Posto isso, a roteirização não apenas otimiza as rotas a serem percorridas, como aumenta a segurança das operações de transporte de cargas, evitando roubos e acidentes.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é considerado um dos principais benefícios proporcionados pela tecnologia nos processos logísticos. Dado que, as tecnologias digitais revolucionaram o setor de logística, possibilitando níveis altos de eficiência e produtividade no transporte.
Por essa razão, as soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) permitem uma análise de dados rápida e eficiente. Assim, essas soluções ajudam a aumentar a produção e a padronizar as operações conforme os objetivos da empresa. Lembrando que a IA também facilita a escalabilidade da empresa em um período de tempo muito menor.
Aprimoramento do relacionamento
Como a tecnologia promove a integração entre os processos internos e as empresas envolvidas, torna-se possível aprimorar o relacionamento com fornecedores e transportadoras, por exemplo.
Além do mais, isso ajuda a aumentar a qualidade e a satisfação dos clientes, permitindo que os elos dessa estrutura de abastecimento se tornem mais competitivos, a partir do momento em que se passa a atuar como um grupo.
Melhora do relacionamento com os clientes
Há uma ferramenta de gestão, chamada de CRM ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, o qual ajuda a redirecionar os processos de negócios, direcionando o foco para atender a satisfação dos clientes e mantendo uma base de dados com informações pertinentes sobre cada um deles.
Todavia, mesmo que esse seja um sistema voltado para o comercial, normalmente ele também auxilia no levantamento de informações sobre a opinião dos clientes quanto ao serviço prestado. Logo, é possível obter feedback sobre questões como os prazos de entrega, a integridade dos produtos entregues, além de identificar possíveis falhas e colaborar com planos de ação que visam corrigir os problemas e aumentar a qualidade dos serviços.
Portanto, compreende-se que ao incorporar as tecnologias nos processos logísticos, as empresas podem alcançar maior eficiência operacional, reduzir custos, melhorar a precisão e proporcionar uma melhor experiência para os clientes.