contato@shiratransportes.com.br
contato@shiratransportes.com.br
blog Shira transportes

Entenda a diferença entre as entregas para B2B e B2C

Compartilhe:

As diferenças entre as entregas para B2B e B2C são significativas e refletem as distintas necessidades, expectativas e dinâmicas de cada tipo de cliente.

As famosas expressões do mercado, B2B e B2C, referem-se basicamente à categoria de produto ou serviço em que será designada. Desse modo, B2B atende pessoas jurídicas e B2C atende o consumidor final. 

Nesse sentido, esses modelos de negócios possuem diferenças, os quais precisam ser devidamente compreendidos, para definir as estratégias adequadas em relação ao cliente e bem como a configuração dos negócios e, assim, garantir o posicionamento correto de mercado. Além do mais, eles também se diferem, quando o assunto é logística e transporte de cargas, uma vez que possuem processos com foco específico. 

Em razão disso, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos a diferença entre as entregas para os modelos de negócios B2B e B2C. Confira:

Operação B2B

O modelo B2B vem da abreviação de Business to (two/2) Business, isto é, desenvolvido para atender pessoas jurídicas, sendo ainda mais específico, de negócio para negócio. Dessa forma, na sua logística é feita a movimentação de mercadorias entre organizações empresariais, por isso, requer a consideração de algumas questões com o volume de itens, prazos de entregas mais longos e redes de distribuição mais complexas, as quais configuram esse tipo de operação.

Isso posto, o modelo B2B depende ainda, de processos rápidos, comunicação assertiva, além da criação de bens e serviços que possam atender às necessidades de outras empresas. Isso significa que o planejamento será diferente de outros tipos de negócios.

Características da operação B2B:

Volume considerável – Em geral, abrange pedidos em grandes volumes e de forma recorrente. Isso porque, empresas compram em quantidades maiores visando atender suas necessidades de produção ou revenda.

Complexidade Logística – Esse tipo de logística é mais complexa, em alguns casos, contempla entregas em horários específicos, armazenamento em grandes quantidades e coordenação com vários fornecedores. Assim, as entregas podem ser feitas diretamente a centros de distribuição ou lojas.

Prazos de entrega mais longos – Os prazos de entrega podem ser mais longos e programados com antecedência, devido à complexidade dos pedidos e à necessidade de coordenação entre várias partes.

Equipamentos especializadosdevido à natureza de alguns produtos e à escala, a operação B2B pode demandar equipamentos especializados, como por exemplo,  maquinaria pesada e sistemas de armazenamento específicos.

Exemplos da operação B2B

  • Uma agência de marketing que presta serviço para um restaurante;
  • Uma fábrica de produtos automotivos que vende componentes para lojas de carros e oficinas;
  • Uma empresa de materiais de escritórios que atende as advocacias;
  • Uma transportadora que efetua entregas em grande escala para empresas.

Operação B2C

O modelo B2C, significa Business to Commerce, refere-se, então, a empresa com venda feita diretamente para o consumidor final, isto é, empresas jurídicas que atendem pessoas físicas. Dessa forma, a sua logística tem como objetivo principal a entrega direta ao consumidor final. Devido a isso, nesse tipo de operação é levado em conta fatores como remessas menores, prazos de entregas mais curtos, atenção especial ao atendimento e a experiência do consumidor.

Vale frisar que no modelo B2C, as vendas são voltadas para o consumidor final. Por essa razão, as estratégias implementadas carecem ser voltadas para a apresentação e o valor agregado da mercadoria, com intuito de convencer o cliente a adquirir o mesmo na sua empresa.

Características da operação B2C:

Pedidos individuaisNo modelo B2B, são atendidos pedidos individuais realizados por consumidores finais, o que provavelmente carece de uma logística mais flexível e adaptável.

Relacionamento com cliente – O relacionamento nesta operação é mais transacional e orientado para a experiência do cliente. Logo, fidelizar o cliente é importante, mas a natureza das interações é normalmente mais curta e menos personalizada.

Prazos de entregas mais curtos – Geralmente, os prazos são mais curtos, com ênfase crescente em entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, impulsionadas pela expectativa dos consumidores por conveniência e rapidez.

Atendimento de pedidos individualizados: Com sistemas eficientes de atendimento de pedidos e entrega rápidas, facilita o atendimento aos consumidores de forma personalizada, a fim de garantir a satisfação de cada um deles.

Exemplos de operação B2C

  • Uma loja de confecção que vendem roupas aos consumidores finais;
  • Uma empresa de viagens que vendem pacotes a quem deseja viajar;
  • Redes de supermercados que atuam com venda dos mais diversos produtos as pessoas físicas.

Afinal, qual a diferença entre as operações B2B e B2C?

Primordialmente, o que diferencia uma operação da outra é o público-alvo, pois nas operações B2B o foco é em organizações empresariais, enquanto no B2C, é no consumidor final. Com isso, certamente também ocorrem mudanças nas estratégias de vendas, o B2B procura por fornecedores qualificados e o B2C trabalha com valor agregado, apelo emocional e métodos de tomada de decisão de compra. 

Portanto, compreender essas diferenças é fator crucial para que empresas ajustem suas estratégias de transporte conforme as necessidades específicas de seus clientes, assegurando a eficiência operacional e bem como a satisfação do cliente em ambos os mercados B2B e B2C.

Confira também

Entenda a diferença entre as entregas para B2B e B2C

As famosas expressões do mercado, B2B e B2C, referem-se basicamente à categoria de produto ou serviço em que será designada. Desse modo, B2B atende pessoas jurídicas e B2C atende o consumidor final. 
Ler mais

Veja tudo que precisa saber sobre uma frota diversificada

Uma frota diversificada é aquela que possui uma variedade de veículos de diferentes tipos, tamanhos e finalidades, geralmente pertencentes a uma transportadora, os quais operam a fim de atender às suas necessidades de transporte ou logística. 
Ler mais

Saiba como a tecnologia aperfeiçoa os processos logísticos

A tecnologia na logística atualmente, já é considerada uma parte fundamental, pois, esta ferramenta visa redução de custos e aumento da produtividade e, por isso, tem sido cada vez mais útil nas atividades do setor. 
Ler mais

Veja as principais curiosidades das operações do transporte de cargas

O transporte de cargas é uma das atividades mais importantes existentes, principalmente no que diz respeito à economia global, uma vez que tudo ao nosso redor passa por este setor. Dessa forma, diariamente são realizadas diversas movimentação de bens e mercadorias, dos mais variados segmentos e para diversas regiões e localidades do mundo. Logo, é…
Ler mais

Saiba o que é logística inteligente e a sua importância

A logística inteligente trata-se da aplicação de tecnologias avançadas e soluções inovadoras a fim de otimizar e aperfeiçoar os processos logísticos em uma cadeia de suprimentos. Dessa forma, essa abordagem geralmente utiliza diversas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), análise de dados, automação, blockchain e outras, com intuito de melhorar a eficiência,…
Ler mais

Confira a importância das operações logísticas na Black Friday

De modo geral, as operações logísticas têm um papel fundamental durante a Black Friday, pois trata-se de um evento sazonal em que aumenta as vendas do setor de varejo e e-commerce, por isso, é conhecida por ser um dos períodos mais movimentados do ano para o comércio. Desse modo, este é um  processo intenso e…
Ler mais

Conheça as etapas que envolve o processo do transporte de cargas

As operações do transporte de cargas é uma atividade que abrange diversas etapas, que vão desde o planejamento até a entrega no destino final do produto. Dado que, a principal finalidade dessa atividade é entregar mercadorias, de acordo com as normas de proteção, qualidade e dentro do prazo estipulado. Devido a isso, é necessário planejamento…
Ler mais

Logística integrada: O que é e como funciona?

Quando o assunto é logística integrada, esta é uma abordagem estratégica que tem como intuito a gestão eficiente e coordenada de todas as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos. Sendo assim, isso é uma organização que envolve desde o fornecedor inicial até o cliente final. Dessa forma, entende-se que seu principal objetivo é otimizar o…
Ler mais

Saiba qual é a importância do armazenamento de cargas nas operações logísticas e quais são seus benefícios

O armazenamento de cargas desempenha um papel fundamental nas operações logísticas e tem diversos benefícios importantes para as empresas e o fluxo de produtos. Isso porque, sem esse processo funcionando perfeitamente, uma empresa pode até mesmo ter grandes prejuízos em toda sua operação. 
Ler mais