As diferenças entre as entregas para B2B e B2C são significativas e refletem as distintas necessidades, expectativas e dinâmicas de cada tipo de cliente.
As famosas expressões do mercado, B2B e B2C, referem-se basicamente à categoria de produto ou serviço em que será designada. Desse modo, B2B atende pessoas jurídicas e B2C atende o consumidor final.
Nesse sentido, esses modelos de negócios possuem diferenças, os quais precisam ser devidamente compreendidos, para definir as estratégias adequadas em relação ao cliente e bem como a configuração dos negócios e, assim, garantir o posicionamento correto de mercado. Além do mais, eles também se diferem, quando o assunto é logística e transporte de cargas, uma vez que possuem processos com foco específico.
Em razão disso, para entender melhor este assunto, a seguir, explicaremos a diferença entre as entregas para os modelos de negócios B2B e B2C. Confira:
Operação B2B
O modelo B2B vem da abreviação de Business to (two/2) Business, isto é, desenvolvido para atender pessoas jurídicas, sendo ainda mais específico, de negócio para negócio. Dessa forma, na sua logística é feita a movimentação de mercadorias entre organizações empresariais, por isso, requer a consideração de algumas questões com o volume de itens, prazos de entregas mais longos e redes de distribuição mais complexas, as quais configuram esse tipo de operação.
Isso posto, o modelo B2B depende ainda, de processos rápidos, comunicação assertiva, além da criação de bens e serviços que possam atender às necessidades de outras empresas. Isso significa que o planejamento será diferente de outros tipos de negócios.
Características da operação B2B:
Volume considerável – Em geral, abrange pedidos em grandes volumes e de forma recorrente. Isso porque, empresas compram em quantidades maiores visando atender suas necessidades de produção ou revenda.
Complexidade Logística – Esse tipo de logística é mais complexa, em alguns casos, contempla entregas em horários específicos, armazenamento em grandes quantidades e coordenação com vários fornecedores. Assim, as entregas podem ser feitas diretamente a centros de distribuição ou lojas.
Prazos de entrega mais longos – Os prazos de entrega podem ser mais longos e programados com antecedência, devido à complexidade dos pedidos e à necessidade de coordenação entre várias partes.
Equipamentos especializados – devido à natureza de alguns produtos e à escala, a operação B2B pode demandar equipamentos especializados, como por exemplo, maquinaria pesada e sistemas de armazenamento específicos.
Exemplos da operação B2B
- Uma agência de marketing que presta serviço para um restaurante;
- Uma fábrica de produtos automotivos que vende componentes para lojas de carros e oficinas;
- Uma empresa de materiais de escritórios que atende as advocacias;
- Uma transportadora que efetua entregas em grande escala para empresas.
Operação B2C
O modelo B2C, significa Business to Commerce, refere-se, então, a empresa com venda feita diretamente para o consumidor final, isto é, empresas jurídicas que atendem pessoas físicas. Dessa forma, a sua logística tem como objetivo principal a entrega direta ao consumidor final. Devido a isso, nesse tipo de operação é levado em conta fatores como remessas menores, prazos de entregas mais curtos, atenção especial ao atendimento e a experiência do consumidor.
Vale frisar que no modelo B2C, as vendas são voltadas para o consumidor final. Por essa razão, as estratégias implementadas carecem ser voltadas para a apresentação e o valor agregado da mercadoria, com intuito de convencer o cliente a adquirir o mesmo na sua empresa.
Características da operação B2C:
Pedidos individuais – No modelo B2B, são atendidos pedidos individuais realizados por consumidores finais, o que provavelmente carece de uma logística mais flexível e adaptável.
Relacionamento com cliente – O relacionamento nesta operação é mais transacional e orientado para a experiência do cliente. Logo, fidelizar o cliente é importante, mas a natureza das interações é normalmente mais curta e menos personalizada.
Prazos de entregas mais curtos – Geralmente, os prazos são mais curtos, com ênfase crescente em entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, impulsionadas pela expectativa dos consumidores por conveniência e rapidez.
Atendimento de pedidos individualizados: Com sistemas eficientes de atendimento de pedidos e entrega rápidas, facilita o atendimento aos consumidores de forma personalizada, a fim de garantir a satisfação de cada um deles.
Exemplos de operação B2C
- Uma loja de confecção que vendem roupas aos consumidores finais;
- Uma empresa de viagens que vendem pacotes a quem deseja viajar;
- Redes de supermercados que atuam com venda dos mais diversos produtos as pessoas físicas.
Afinal, qual a diferença entre as operações B2B e B2C?
Primordialmente, o que diferencia uma operação da outra é o público-alvo, pois nas operações B2B o foco é em organizações empresariais, enquanto no B2C, é no consumidor final. Com isso, certamente também ocorrem mudanças nas estratégias de vendas, o B2B procura por fornecedores qualificados e o B2C trabalha com valor agregado, apelo emocional e métodos de tomada de decisão de compra.
Portanto, compreender essas diferenças é fator crucial para que empresas ajustem suas estratégias de transporte conforme as necessidades específicas de seus clientes, assegurando a eficiência operacional e bem como a satisfação do cliente em ambos os mercados B2B e B2C.